Música, bicicleta e a cidade

E enfim chegam as nossas impressões sobre a Pedalada Musical. O evento foi um sucesso! Não apenas por agregar mais de 180 paticipantes, além de monitores e uma orquestra sobre duas rodas (a Ciclophonica), mas principalmente por mostrar a diversidade do público que pedala ou que gostaria de pedalar em Belo Horizonte.

O evento foi bem organizado, um passeio a pedaladas lentas, regado a boa música e brindado pelo sol. Percorreu um trecho entre a Praça da Liberdade, Santa Efigênia e a Savassi, juntando homens, mulheres e criancas, todos de branco, lembrando o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Foi realmente bonito e contagiante, uma vitória para os pedalantes e suas bicicletas. Tantas ruas que, na rotina normal da semana, são feias, caóticas e barulhentas, dominadas quase que exclusivamente pelos carros, foram neste dia fechadas (mesmo que por breves momentos) para que as bicicletas desfilassem soberanas. Todas as pessoas do evento pedalaram prazeirosamente, com sorrisos no rosto e, principalmente, com tranquilidade e segurança. Cidadãos ocupando a rua, o espaco que na verdade é (ou deveria ser) público e para o uso de todos. E o que mais impressionou foi o grande número de iniciantes, que provavelmente se sentiram estimulados a participar pelo fato de se tratar de um evento monitorado e seguro.

Ao final do passeio, a alegria evidente estampada no rosto de todos deixa clara a necessidade disso: espaços públicos tranquilos, onde pessoas de todas as idades possam pedalar e realmente aproveitar. Ciclovias, ciclofaixas, vias fechadas ao fins de semana, ou mesmo passeios assim, como foi a Pedalada Musical, poderiam mesmo fazer parte do nosso cotidiano. Passeios felizes e lúdicos que juntam pessoas tão diferentes, multiplicam sorrisos e tudo isso na rua que, pelo menos hoje, foi de todos!

Veja mais fotos!

Anúncios

Um comentário sobre “Música, bicicleta e a cidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s