Como encarar as subidas

Ai… morri!

Pergunte para um ciclista iniciante ou alguém interessado em começar a pedalar em BH qual o maior desafio e ele provavelmente dirá sem pestanejar: as ladeiras! Nem tudo são flores para quem ainda não tem todo aquele preparo.

Subindo!

Um sonho: Lemos sobre o Elevador de Bicicleta e achamos incrível! Não é feitiçaria, é tecnologia. Você encaixa o seu lindo pezinho de Cinderella ali e PLIM já chegou lá no alto da rua. Só um empurrãozinho pra subir a Avenida do Contorno não parece nada mal, né? Seria um super incentivo, mas por enquanto só na Noruega.

Mas anime-se. Acredite em nós… Não tem sensação melhor que a de perceber que outro dia sua língua arrastava no chão quando você tentava subir aquela rua perto da sua casa e hoje você conseguiu chegar lá em cima tranquila!

Yuhuu!

Então, vamos às dicas:

1. Não deu? Empurrar a bicicleta não é nenhuma vergonha! Respire e suba na boa.

2. Subindo sentada: Devagar e sempre.

1. não é importante como você começa a subida; o importante é como você a termina

2. o psicológico cansa tanto ou mais que a própria subida

3. evite mudar a marcha antes de começar a subida

4. deixe a perna sentir a subida e só então reduza a marcha

5. reduzir uma marcha por vez, com calma, ajuda muito

6. estabilize sua respiração alongando os tempos de inalação

7. não olhe para cima, evite pensar em quanto falta

3. Subindo em pé: comece sentada e depois de cansar levante

Essa é pra quando a subida é daquelas compridas e você já tá desfalecendo. A dica é mudar os grupos musculares. Assim você acha um gás que estava escondido. Para aproveitar bem, é bom já ter um pouquinho de experiência com o negócio. (Treina perto de casa mesmo. O próximo pedal tá quase aí!). Você pode usar os braços como ajuda para impulsionar a bicicleta para a frente. “Para que isso funcione você tem que fazer aquele gingado, inclinando a bicicleta ora para um lado, ora para outro.” Sabe como? Outro detalhe é: manter a marcha mais leve nessa hora só vai fazer com que você perca o ritmo. Para pedalar em pé, é importante mudar para uma marcha um pouco mais pesada.

Voilà! A agora você já tem as principais dicas. Força na peruca!

Agradecemos as dicas do Escola de Bicicleta e Transpirando.

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3 comentários sobre “Como encarar as subidas

  1. Boas dicas meninas.

    Em subidas longas, evite “pegar embalo”, você queima uma energia desnecessária antes e vai sentir falta dela depois.

    Uma posição menos desgastante numa subida longa, é curvar o corpo para frente, sentar o mais a frente do selim possível, e não fazer força nas mãos e nos braços, pousando as mãos nas extremidades do guidon (ou usar o bar-end), colocando os cotovelos mais para dentro, rente ao corpo, deixando os braços mais relaxados.

  2. Vou ter que dar ‘pitaco’ nesse post. Meninas lindas! Vou deixar dicas aqui também.

    Pense nos beneficios.

    Se você fizer cara feia e torcer o nariz pro morro a frente vai ser pior. O psicológico vai fazer as pernas perderem as forças e você provavelmente vai querer descer da bike e sair andando e na boa se escolher essa opção talvez faça você gastar até mais energia.

    Use as marchas para descansar. Não pense que é uma subida é só o caminho. O BENEFICIO será a descida que descansa e faz o vento bater no rosto ou o rosto bater no vento.

    Adoro velocidade que faz aumentar a adrenalina e viver somente o momento do ‘agora’ se pensar em outra coisa pode sofrer um acidente. Experimente subir até a Praça do Papa (BH) e descer a Agulhas Negras emendando na Afonso Pena. Muito bom. Mas faça isso domingo bem cedinho para evitar o transito.

    Jogue na mais leve mas sempre deixe umas 3 marchas de lastro para usar na hora que a batata da perna começa a esquentar geralmente no final do morro. Não tenha pressa descanse na subida.

    Gosto de pedalar dentro da cidade sempre usando a coroa maior para forçar mais. Isso tonifica os músculos você ganha força. Aprendi isso quando treinava bicicross sempre escolhia os caminhos com mais subidas para ganhar força muscular e ter mais explosão nas arrancadas.

    Pedalar com marcha mais pesada também vai deixar vocês com as coxas mais grossas enquanto pedalar tipo em volta da lagoa da Pampulha com menos esforço e rítimo vai deixar você mais magra. Olha ai você pode escolher o melhor BENEFICIO corporal só na escolha das marchas.

    E o ‘bumbum’ minhas queridas vocês nunca mais vão ter que passar em frente ao uma obra para receberem cantadas dos pedreiros, aliás, as meninas que pedalam me contaram recebem muitas cantadas. Quando falo muita é muita mesmo. Aqui o BENEFICIO é a autoestima. Com a altoestima em alta tudo na vida vai fluir a favor.

    Então meninas lindas! Chega de preguiça e corpo mole –literalmente falando– encare as subidas pensando somente nos BENEFICIOS e tudo ficará mais leve.

    O rosto no vento vai trazer sensação de liberdade as marchas pesadas principalmente nas subidas vão virar músculos e com o corpo sarado sua autoestima e seu bom humor ficaram em perfeito equilíbrio só atraindo coisas boas.

    A bicicleta sempre esteve presente em minha vida. Não consigo entender como fiquei tento tempo sem pedalar. Tem muito mais BENEFICIOS minha imaginação não quis contar aqui. Leve uma vida mais saudável e simples de bike.

    Voltei a pedalar a pouco mais de um ano no inicio foi dureza encarar os morros de Belo Horizonte e as montanhas de Minas Gerais mas rapidinho a gente recupera o preparo físico.

    Pedalar é igual uma pílula instantânea de qualidade de vida. Quem pedala sabe disso.

    Beijo grande nessas meninas de salto alto que não tem medo de subida. Sou fã desse projeto.

    =]

    [Dito Passos]
    @ditopassos

    • tambem amo andar de bicicleta.um esporte que alem de dar a sensaçao de liberdade ,ainda deixa a gente com o corpo mais bonito e saudavel

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