Drops de saúde: Postura

A Grazi foi investigar dessa vez qual é a melhor postura para pedalar. E aí vai o que ela descobriu com o fisioterapeuta Henrique Lavorato:

A postura correta é muito importante no dia-a-dia, ao pedalar também! Alguns procedimentos simples podem diminuir as lesões durante o percurso.

– Deve-se ajustar o banco da bicicleta na altura do seu quadril, para que o seu joelho não ultrapasse 90 graus de flexão, e não faça a extensão completa durante a atividade;

– A distância do banco deve ser regulada em relação ao guidão, medindo com o seu antebraço e mão aberta, para que não seja utilizada uma postura cifótica (aquela que deixa a coluna arqueada em forma de “c”);

– Utilizar carga (marcha leve ou pesada) e velocidade compatível com o percurso e de acordo com o seu atual condicionamento físico e grau de treinamento no ciclismo;

– Conhecer o percurso a ser realizado ou seguir as instruções de quem já conhece, para diminuir os riscos de acidentes, e, evoluir para percursos mais longos e/ou de maior grau de dificuldade gradualmente.

 

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Rio: uma das melhores cidades para pedalar

Uma pesquisa do site Copenhagenize elegeu as 20 melhores cidades para pedalar no mundo, segundo o Índice Copenhagenize que leva em  consideração fatores como  infraestrutura, políticas de incentivo, programas de aluguel, segurança e planejamento urbano. O Brasil entrou na lista com o Rio de Janeiro que ficou em 18º lugar!

Ainda temos muito o que melhorar no Brasil, mas este é sem dúvida um grande incentivo para outras cidades que aos poucos vão se estruturando. Agora no final do ano tivemos 52 paraciclos instalados em BH, isso quer dizer que mais 104 bicicletas vão poder parar em locais adequados.

De presente separamos fotos do Rio pra você namorar:

bicicletas no Rio

As 5 melhores cidades são:
1º – Amsterdã
2º – Copenhague
3º – Barcelona
4º – Tóquio
5º – Berlim

Fontes: Vou de Bike | Greenvana
Imagens: Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5

PdSA e seus lindos brindes

A loja Tantra deu um lindo colar para sortearmos na última edição do PdSA! Agora recebemos umas dicas de como cuidar bem da sua biju para que ela fique sempre bonita.

Tome nota:

  •  Para manter sua bijuteria bonita por mais tempo são necessários alguns cuidados:
  •  Perfumes, cremes, óleos e cosméticos deixam as bijuterias sem brilho. Antes de colocar sua bijuteria espere alguns minutos.
  •  Evite contato direto com produtos de limpeza, produtos químicos e tomar banho com bijuterias.
  •  Não mergulhe no mar, piscina e não faça exercícios físicos com bijuterias. Evite contato com areia.
  •  A exposição à luz pode oxidar a peça, deixando-a com um aspecto escuro.
  • Evite que as peças fiquem em contato com outras, o atrito entre elas pode causar desgastes. Guarde em caixinhas ou embalagens próprias para jóias.

Drops de saúde: Treinamento Aeróbico

Sabe quando você pedala mais rápido que o normal ou sobe uma ladeira que você não está acostumada e fica completamente sem ar e o coração parece que vai sair pela boca? Pois é, essa não é a melhor maneira de pedalar. O ideal é que você faça treinamentos aumentando gradualmente a intensidade dos seus exercícios.

A Grazi Marchezini, nossa colaboradora, nos contou que o fisioterapeuta Henrique Lavorato lembra que uma ação importante ao sair para uma pedalada, é pedalar dentro da sua zona de treino aeróbico, para que você não faça um esforço nem além e nem aquém da sua capacidade cardíaca.

Ele ainda reforça que é sempre interessante uma avaliação do cardiologista para verificar se há alguma restrição a ser feita.

Afinal, ninguém precisa morrer de pedalar (ou pedalar quase morrendo), certo?

Drops de Saúde – Câimbras

No Drops de Saúde dessa semana, a Grazi levantou umas dicas sobre câimbra! Aí vai:

Sentiu câimbra? O fisioterapeuta Henrique Lavorato sugere parar a atividade, realizar um alongamento leve, massagear o local e descançar por alguns minutos, caso a câimbra retorne é melhor cessar a atividade naquele dia e repousar.

O ideal é que não se pratique atividade física se houver uma lesão ou dor muscular intensa (neste caso o melhor é realizar alongamento, massagem e caminhada leve para reabsorção de ácido lático).

Drops de Saúde – Alongamento

A Grazi Marchezini ataca novamente! Dessa vez ela foi bater um papo com um profissional de fisioterapia e separamos a dicas que ele deu em 4 drops de saúde. Veja só o primeiro:

Você sabe que é importante se alongar antes e depois de uma atividade física? Conversei com o fisioterapeuta Henrique Lavorato que falou sobre a preparação antes de pedalar.

Ele disse que é recomendável alongar a musculatura antes do início de qualquer atividade ainda que o tempo de execução da atividade seja pequeno. O corpo todo deve ser alongado, dando ênfase nos membros inferiores.

Após a atividade, os exercícios de alongamento são de igual importância e são os mesmos, mas o objetivo é outro: enquanto antes se prepara os músculos, no final a proposta é relaxar o grupo muscular exigido durante a atividade.

Mountain bike só com mulheres?

Esse é o Pega das Meninas, evento que pretende incentivar as mulheres a encararem as trilhas. A primeira edição foi em dezembro do ano passado e fui um sucesso. Reuniu num dia lindo mais de 40 mulheres! A Raquel Couto, Keka para os amigos, conta como foi organizar o Pega junto com a (nossa) Denise!

“Minha ideia inicial era um evento só para algumas amigas (que eu estava incentivando a pedalar) uma corrida de confraternização onde a amizade estivesse acima da concorrência. Convidei a minha amiga Denise Cruzeiro, que abraçou a ideia comigo e organizamos tudo. Vários lojistas e amigos apoiaram e fizemos uma evento que acabou reunindo mais de 40 mulheres e com toda a estrutura de um evento profissional, com numeral de atleta, medalhas, premiação, e um super lanche de confraternização depois da corrida que foi na Praça do Sol, no Retiro das Pedras”.

A edição desse ano acontece no próximo dia 11 no Pesque Pague Campestre em Itabirito. Não tem desculpa para não participar! Além de ser pertinho de BH, a competição tem duas categorias: Belas, para iniciantes – somente 4 km e Feras, para as mais experientes – 8 km.

Para ficar por dentro de tudo que rola no Pega das Meninas e fazer sua inscrição, é só acessar o site.